quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Help!


O Help! faz 60 anos. Fiquei pensando quantos posts eu aguentaria sem mencionar os Beatles aqui. Aproveito para meter o Bob Dylan no meio, já que está ligado — ainda que indiretamente — à produção desse disco. Antes da gravação, dizem as más línguas, o senhor Dylan apresentou aos mop tops de Liverpool a erva mágica. Help! é um marco na transição que desembocaria no Sgt. Pepper’s.
Fico a matutar nessa palavra, nesse conceito. Para além do disco e da canção — o pedido de ajuda. Nem sempre a palavra é dita. Nem sempre é tão claro identificar os sinais. Veja o silêncio, que dentro de uma narrativa bélica pode comunicar tensão. Perceba os decibéis da implosão, que no esteio da paz geram atenção. Quem pede socorro, às vezes, se destrói pelo próprio pedido. Algo, no mínimo, contraproducente — coisa humana demais.
Esta semana, me obrigaram a pedir socorro novamente. Não que eu não precisasse daquela ajuda. Fato é que necessito. É um porre contar ao meu socorrista a história que me leva até o pedido. Não que eu não goste de contar histórias — me agrada, e muito. Mas não estas, que vivi e que são dolorosas demais para descrever. Já as repeti para outros socorristas, que me indicaram novos socorristas, ou sumiram do lugar destinado ao socorro de ordinários como eu.
E desta vez? Será que a mão salvadora me toca? Bem, tudo leva a crer que o Help! continua sendo um ótimo disco.

When I was younger, so much younger than today
I never needed anybody's help in any way
But now these days are gone, I'm not so self assured
Now I find I've changed my mind and opened up the doors

The Beatles - Help!
 

4 comentários:

lis disse...

Bom dia ,Davi
Logo cedinho resolvi abrir o Pc ( é assim que fala)? rs esse computador que já virou mania sei lá porque rs e me deparei com esse espaço perfeito para quem gosta de ler os devaneios alheios ... vou ficando aqui, ninguém se aguenta muito tempo sem falar desses monstrinhos _os Beatles._ vou fazer um cafezinho e volto ... Abraço e bom dia.( depois conta aí sobre os socorristas), as vezes preciso muito) rsrs

Davi Machado disse...

Oi, Lis. Uma boa tarde, esse espaço uso para registrar esses devaneios, agradeço, aqui também, a sua presença.

Anna Lucia P Gadelha disse...

Help me if you can, I'm feeling down,.. Que devaneios maravilhosos! Ameiiiiiiiiiiiiii! Abraços

Davi Machado disse...

And I do appreciate your being 'round... :)